Vamos aproveitar o sábado para organizar a papelada.
Faça um chá e leve-o consigo para o seu escritório ou mesa de trabalho ou para o cantinho de sua casa que usa como local para tratar de papelada.
Se ainda não tem esse local definido, está na altura de o definir.
É importante ter um local certo, caso contrário haverá papeis espalhados um pouco por toda a casa.
Não precisa de ser um aposento, basta uma mesa ou bancada e algumas pastas de arquivo. Pode ser no quarto, na cozinha ou na sala. O importante é ser um único local e implementar a regra de que tudo o que são papeis vão para esse sitio.
Então, como começar?
1. Junte toda a papelada (documentos, certidões, diplomas, contratos, facturas, recibos, circulares, etc.).
2. Separe por categorias, por exemplo:
documentos da casa (contrato, seguros, etc,)
documentos para IRS
contas (água, luz, gás, telefone, TV, etc.)
outras categorias que considere importantes
3. verifique o que tem mesmo que guardar em formato físico, e guarde na pasta respectiva
4. digitalize tudo o que for possível (organize as pastas no computador de forma semelhante às físicas, para ser mais fácil de encontrar o que procura).
Assim será sempre fácil encontrar o que procura.
Frase de hoje: "Mais vale tarde do que nunca." Popular
Faça um chá e leve-o consigo para o seu escritório ou mesa de trabalho ou para o cantinho de sua casa que usa como local para tratar de papelada.
Se ainda não tem esse local definido, está na altura de o definir.
É importante ter um local certo, caso contrário haverá papeis espalhados um pouco por toda a casa.
Não precisa de ser um aposento, basta uma mesa ou bancada e algumas pastas de arquivo. Pode ser no quarto, na cozinha ou na sala. O importante é ser um único local e implementar a regra de que tudo o que são papeis vão para esse sitio.
Então, como começar?
1. Junte toda a papelada (documentos, certidões, diplomas, contratos, facturas, recibos, circulares, etc.).
2. Separe por categorias, por exemplo:
documentos da casa (contrato, seguros, etc,)
documentos para IRS
contas (água, luz, gás, telefone, TV, etc.)
documentos seus
documentos do marido /esposa
documentos dos seus filhosdocumentos do marido /esposa
outras categorias que considere importantes
3. verifique o que tem mesmo que guardar em formato físico, e guarde na pasta respectiva
4. digitalize tudo o que for possível (organize as pastas no computador de forma semelhante às físicas, para ser mais fácil de encontrar o que procura).
Assim será sempre fácil encontrar o que procura.
Frase de hoje: "Mais vale tarde do que nunca." Popular
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