Na dia 21 (Use bem a sua agenda) referi que devemos complementar a nossa agenda com uma ou várias listas de coisas a fazer, que não têm dia ou horário específicos.
Vamos hoje ver como podemos criar e optimizar estas listas.
Também aqui pode utilizar a ferramenta que preferir, ou seja, pode ser um caderno ou uma aplicação digital, por exemplo: Kanbanflow (já falei desta aplicação aqui: Aplicação simples para gestão de tarefas) ou ToodleDo (em breve farei uma publicação sobre esta aplicação).
É importante que liste tudo o que tem para fazer, por um lado para não ficar nada esquecido e por outro para não sobrecarregar a sua mente com pendentes.
As listas podem ser organizadas de diversas formas:
a) por áreas da vida (trabalho, casa, filhos, etc.)
b) por semana (apesar de não terem data e horário definido, muitas tarefas têm um período de execução, por exemplo, pagamento de facturas até ao dia x)
c) por contexto, ou seja, local onde têm que ser realizadas (no computador, no trabalho, em casa, no telefone, na rua, etc.).
Pode ainda ter listas de base para projectos recorrentes, alguns exemplos:
1. Lista de compras com os produtos que compra habitualmente. Semelhante aqueles blocos de notas com listas pré-feitas, mas com os "seus" produtos;
2. Lista de coisas a fazer para organizar uma Festa de Aniversário. Da próxima vez que for preparar uma festa já sabe do que precisa de tratar;
3. Lista de limpezas de "Primavera". Para passar as tarefas à empregada ou para ir fazendo ao seu ritmo.
Se usar as suas listas adequadamente vai te maior produtividade e não ocupará a sua mente com estas tarefas, conseguindo ter mais foco no que está a fazer em cada momento.
Vamos hoje ver como podemos criar e optimizar estas listas.
Também aqui pode utilizar a ferramenta que preferir, ou seja, pode ser um caderno ou uma aplicação digital, por exemplo: Kanbanflow (já falei desta aplicação aqui: Aplicação simples para gestão de tarefas) ou ToodleDo (em breve farei uma publicação sobre esta aplicação).
É importante que liste tudo o que tem para fazer, por um lado para não ficar nada esquecido e por outro para não sobrecarregar a sua mente com pendentes.
As listas podem ser organizadas de diversas formas:
a) por áreas da vida (trabalho, casa, filhos, etc.)
b) por semana (apesar de não terem data e horário definido, muitas tarefas têm um período de execução, por exemplo, pagamento de facturas até ao dia x)
c) por contexto, ou seja, local onde têm que ser realizadas (no computador, no trabalho, em casa, no telefone, na rua, etc.).
Pode ainda ter listas de base para projectos recorrentes, alguns exemplos:
1. Lista de compras com os produtos que compra habitualmente. Semelhante aqueles blocos de notas com listas pré-feitas, mas com os "seus" produtos;
2. Lista de coisas a fazer para organizar uma Festa de Aniversário. Da próxima vez que for preparar uma festa já sabe do que precisa de tratar;
3. Lista de limpezas de "Primavera". Para passar as tarefas à empregada ou para ir fazendo ao seu ritmo.
Se usar as suas listas adequadamente vai te maior produtividade e não ocupará a sua mente com estas tarefas, conseguindo ter mais foco no que está a fazer em cada momento.
Frase de hoje: "A felicidade é o desfrutar perpétuo das pequenas coisas." Pam Brown
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