Para cuidarmos bem do nosso Tempo, devemos ter em mente 3 ideias-chave.
O primeiro passo para cuidarmos bem do nosso tempo e darmos mais atenção ao que mais gostamos de fazer é termos Consciência de como ocupamos o nosso tempo. Ou seja, analisar o que fazemos, o porquê de o fazermos e verificar se o que fazemos está alinhado com os nossos objectivos.
O segundo passo é encontrar Estratégias no nosso dia-a-dia para que as nossas prioridades sejam realmente colocadas em primeiro lugar e estejam alinhadas com os nossos objectivos.
Conseguimos isto, por exemplo, através da correcta utilização da nossa agenda, através da criação de listas de tarefas, onde escolhemos as 3 mais importantes de cada dia para serem realizadas em primeiro lugar. Sem esquecer de dividir grandes projectos em pequenas tarefas e de reservar algum tempo para nós mesmos para recarregarmos energias.
Para auxiliar a implementação das estratégias devemos utilizar Ferramentas facilitadoras.
Alguns exemplos de ferramentas são: um bloco e uma caneta, uma agenda, alertas no telemóvel ou aplicações informáticas (Excel, Kanbanflow (ver artigo) ou Asana, são apenas alguns exemplos).
E por último, mas não menos importante, é necessário haver consistência nas nossas acções, mas sempre com tolerância connosco mesmos e na perspectiva de melhorar um pouco todos os dias, ao invés de querer mudar hábitos de repente e de sermos demasiado exigentes connosco mesmos.
Frase de hoje: "Nunca encontrará tempo para nada. Se precisar de tempo, terá que criá-lo." Charles Buxton
Comentários
Enviar um comentário