Avançar para o conteúdo principal

História do Blog Os Dez Anões

A ideia deste blog surgiu, e este foi criado, em 2012, mas a sua utilização activa e regular só começou em 2017.

o nome do Blog foi baseado na história: "Os dez anõezinhos da Tia Verde-Água" que li aos meus filhos quando eram mais pequenos.
Na história a Tia Verde-Água ajuda uma vizinha a organizar a vida doméstica com o auxílio de 10 anõezinhos que ninguém consegue ver.
Esses anõezinhos não eram mais do que os 10 dedos das mãos, que com os bons conselhos da Tia Verde-Água, facilitaram as tarefas do dia-a-dia.

O logótipo foi criado a partir de um desenho que a minha avó fez para bordar em panos de cozinha. Foi redesenhado pela minha filha e depois estilizado para ficar mais moderno.
Assim, este blog, é um local onde se juntam inúmeras dicas para organizar o dia-a-dia e conseguir tempo para o lazer.
Neste blog tenho mostrado como destralho e organizo a minha casa, apresento ferramentas e utensílios úteis para simplificar a nossa vida, apresento as minhas formações, falo de livros que leio e que considero úteis e/ou com mensagens interessantes e falo um pouco de mim, dos meus sonhos, do meu propósito e dos meus objectivos.

No fundo, este blog pretende ser um lugar onde se apresentam inúmeras dicas (testadas e comprovadas, claro!), para organizar o dia-a-dia e conseguir mais tempo para o lazer, a família e os amigos. Em resumo, para ser Feliz!

Frase do dia: "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente." Robert Collier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pirâmide da Aprendizagem

A "pirâmide da aprendizagem" foi criada por William Glasser para explicar como fazer as melhores escolhas na educação, tendo por base a teoria de Edgar Dale do "cone da experiência" ou "cone da aprendizagem". Originalmente, com o "Cone da experiência", Edgar Dale c pretendeu explicar, através de um modelo intuitivo, de que forma diferentes meios audiovisuais utilizados no ensino têm diferentes resultados na aprendizagem dos alunos. No fundo, estas representações (pirâmide ou cone) pretendem esquematizar a forma de retenção da informação pelo cérebro humano. Segundo William Glasser o professor / formador é um guia para o aluno e não um chefe. Assim, não se deve ensinar com base apenas na memorização, porque a maior parte dos alunos acabam por esquecer o que foi ensinado. Em vez disso, os alunos aprendem melhor fazendo. A pirâmide da aprendizagem é a seguinte: Em resumo o que nos ensina William Glasser, com esta pirâmide é que: Aprendemos

Setembro - mês de recomeços e de novidades

Setembro é, para mim, mês de recomeços, mas também é mês de mudanças e de novidades. Mais do que em Janeiro, é em Setembro que faço o balanço dos meses anteriores, é neste mês que defino objectivos para os meses seguintes, que implemento novas rotinas ou novas actividades. É o regresso à escola, regresso ao trabalho, regresso às rotinas que se vão manter. Este ano, com a situação que se vive é um regresso mais cauteloso, com outros cuidados, mas é sempre um mês de alegria e renovação. E para quem me acompanha aqui no Blog, tenho uma mão cheia de novidades para contar. Novidade 1 : Durante os meses do confinamento aproveitei para aprender e saber mais e assim frequentei e já terminei um curso de Certificação de Instrutores online. ou seja, sou agora, além de certificada como formadora presencial, certificada também como instrutora online.  Com esta certificação reestruturei os cursos que fazia no presencial para serem realizados totalmente online. A formação online permite-me a mim e ao

Princípios fundamentais para simplificar a Vida

 Há um livro que adoro reler para me relembrar como posso simplificar a minha vida e ser mais feliz. É o livro ""Como simplificar a sua vida - pequenos truques para grandes soluções", da Karen Levine. Esta autora diz que "É espantosa a quantidade de pessoas que gastam as suas energias a tentar ser felizes através de modos pré-definidos, em vez de tentarem descobrir o que realmente as faz felizes." Por este motivo, também repesquei o artigo que escrevi em Abril de 2019 sobre este livro, pois é sempre importante ter presente o que realmente queremos da vida e vivê-la dessa forma. A autora diz-nos que o segredo é descobrir qual o ideal de paraíso para cada um e simplificar e projectar a vida de modo a torná-la o mais parecida possível com essa ideia. Assim, ela sugere Sete Princípios Fundamentais para uma vida mais simples. Princípio 1 - Modere os seus padrões Se ainda vive a sua vida de modo a satisfazer apenas os outros (pai, mãe, marido, mulher ou seja quem for