Para conseguirmos fazer todas as tarefas do dia-a-dia, e ainda nos sobrar tempo para o lazer, temos de ter uma boa gestão do tempo.
Assim, aqui ficam algumas dicas para melhor gerirem o vosso tempo.Dica nº 1:
Aproveitar o tempo de espera para adiantar outras tarefas.
Exemplos: arrumar ou lavar alguma loiça enquanto se espera que algo ferva no fogão. Ler um livro ou relatório enquanto se está à espera num consultório.
Dica nº 2:
Realizar duas tarefas, compatíveis, em simultâneo.
Exemplo: dobrar ou passar roupa, enquanto se vê televisão.
Dica nº 3:
Fazer listas de tarefas, ordenadas por importância, e cumpri-las. Muitas vezes, perdemos tempo porque dividimos a nossa atenção por várias tarefas sem concluir nenhuma.
Parece contradizer a dica nº 2, mas neste caso as tarefas não se podem realizar em simultâneo. Pelo que, se saltamos de uma tarefa para outra, apenas dispersamos a nossa atenção.
Dica nº 4:
Dica nº 4:
Organizar a agenda. Anotar primeiro os compromissos mais importantes (listados na dica nº 3) e mais demorados.
Depois é só encaixar as tarefas mais pequenas, nos intervalos das anteriores. Estas tarefas menores permitem espairecer, antes de nos dedicarmos a outra tarefa maior.
Dica nº 5:
Dividir, sempre que possível, uma tarefa grande em sub-tarefas mais pequenas.
Exemplo: destralhar uma casa é uma tarefa que, só de pensar nela, já perdemos a vontade de começar. Se dividirmos por etapas, fica muito mais fácil. Hoje vou destralhar T-shirts, amanhã vou destralhar camisas, no dia seguinte casacos, no outro calças. No final de uma ou duas semanas já destralhamos o roupeiro todo. Na semana posterior podemos passar aos livros e assim sucessivamente.
Frase do dia: "Se não sabes para onde vais, acabarás noutro sítio qualquer." David Campbell
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