Avançar para o conteúdo principal

História do Blog Os Dez Anões

A ideia deste blog surgiu, e este foi criado, em 2012, mas a sua utilização activa e regular só começou em 2017.

o nome do Blog foi baseado na história: "Os dez anõezinhos da Tia Verde-Água" que li aos meus filhos quando eram mais pequenos.
Na história a Tia Verde-Água ajuda uma vizinha a organizar a vida doméstica com o auxílio de 10 anõezinhos que ninguém consegue ver.
Esses anõezinhos não eram mais do que os 10 dedos das mãos, que com os bons conselhos da Tia Verde-Água, facilitaram as tarefas do dia-a-dia.

O logótipo foi criado a partir de um desenho que a minha avó fez para bordar em panos de cozinha. Foi redesenhado pela minha filha e depois estilizado para ficar mais moderno.
Assim, este blog, é um local onde se juntam inúmeras dicas para organizar o dia-a-dia e conseguir tempo para o lazer.
Neste blog tenho mostrado como destralho e organizo a minha casa, apresento ferramentas e utensílios úteis para simplificar a nossa vida, apresento as minhas formações, falo de livros que leio e que considero úteis e/ou com mensagens interessantes e falo um pouco de mim, dos meus sonhos, do meu propósito e dos meus objectivos.

No fundo, este blog pretende ser um lugar onde se apresentam inúmeras dicas (testadas e comprovadas, claro!), para organizar o dia-a-dia e conseguir mais tempo para o lazer, a família e os amigos. Em resumo, para ser Feliz!

Frase do dia: "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos diariamente." Robert Collier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pirâmide da Aprendizagem

A "pirâmide da aprendizagem" foi criada por William Glasser para explicar como fazer as melhores escolhas na educação, tendo por base a teoria de Edgar Dale do "cone da experiência" ou "cone da aprendizagem". Originalmente, com o "Cone da experiência", Edgar Dale c pretendeu explicar, através de um modelo intuitivo, de que forma diferentes meios audiovisuais utilizados no ensino têm diferentes resultados na aprendizagem dos alunos. No fundo, estas representações (pirâmide ou cone) pretendem esquematizar a forma de retenção da informação pelo cérebro humano. Segundo William Glasser o professor / formador é um guia para o aluno e não um chefe. Assim, não se deve ensinar com base apenas na memorização, porque a maior parte dos alunos acabam por esquecer o que foi ensinado. Em vez disso, os alunos aprendem melhor fazendo. A pirâmide da aprendizagem é a seguinte: Em resumo o que nos ensina William Glasser, com esta pirâmide é que: Aprendemos

Ideias-chave para cuidar do meu Tempo

 Para cuidarmos bem do nosso Tempo, devemos ter em mente 3 ideias-chave. O primeiro passo para cuidarmos bem do nosso tempo e darmos mais atenção ao que mais gostamos de fazer é termos Consciência de como ocupamos o nosso tempo . Ou seja, analisar o que fazemos, o porquê de o fazermos e verificar se o que fazemos está alinhado com os nossos objectivos. O segundo passo é encontrar Estratégias no nosso dia-a-dia para que as nossas prioridades sejam realmente colocadas em primeiro lugar e estejam alinhadas com os nossos objectivos. Conseguimos isto, por exemplo, através da correcta utilização da nossa agenda, através da criação de listas de tarefas, onde escolhemos as 3 mais importantes de cada dia para serem realizadas em primeiro lugar. Sem esquecer de dividir grandes projectos em pequenas tarefas e de reservar algum tempo para nós mesmos para recarregarmos energias. Para auxiliar a implementação das estratégias devemos utilizar Ferramentas facilitadoras . Alguns exemplos de ferramenta