Avançar para o conteúdo principal

Mês da Organização - dica 17 - Organize os seus e-mails

O David Allen, no seu método GTD (Getting Things Done - Fazer bem as coisas), refere que se não tem mais e-mails por tratar do que aqueles que consegue visualizar no ecran, então pode manter a caixa de entrada do email como lembrança do que tem de tratar aqui.
Contudo, raramente isto acontece e o mais normal é haver um volume muito maior do que esse.
Assim, hoje vamos organizar os e-mails, seguindo o método GTD:
1. Use a tecla "Delete". Ordene os seus email por remetente, desta forma é possível eliminar rapidamente vários e-mails sem interesse. Elimine todos os e-mails que não lhe interessam.
2. Crie um Arquivo simples, mas funcional. Transfira, para o Arquivo, os e-mails a que já respondeu ou que têm informação que pretende guardar.
3. Responda aos e-mails cuja resposta demora menos de 2 minutos. Veja se tem e-mails a que ainda precisa de responder e cuja resposta não demore mais de 2 minutos e responda a estes Agora. Arquive no local certo.
4. Crie mais duas pastas:
4.a) Acção: transfira para esta pasta todos os e-mails que ainda tem de responder, mas cuja resposta demora mais de 2 minutos,
4b) a Aguardar Resposta: transfira para esta pasta todos os e-mails que ainda precisa da resposta de alguém para fechar o assunto.
5. Neste momento já deve ter a sua caixa de entrada vazia.

Agora para manter a caixa de entrada com um número mínimo de e-mails, tem de executar os passos anteriores com regularidade, ou seja, pelo menos 1 vez por dia. uma boa altura para fazer isto é quando vai mudar entre duas tarefas que exigem muita concentração. esta limpeza dos e-mails é uma tarefa leve que lhe permite descansar e espairecer um pouco a mente.
Não esqueça também de definir um ou mais períodos de tempo, no seu dia, para responder aos e-mails que estão na pasta "Acção". Por exemplo, no início do dia de trabalho e após o intervalo de almoço.
Quanto à pasta "a Aguardar Resposta", visite-a pelo menos uma vez por semana para confirmar se os assuntos já estão resolvidos ou se precisa de reenviar um e-mail para lembrar alguém que está à espera de uma resposta dela.

Frase de hoje: "O primeiro passo na vida de qualquer pessoa é admitir que nada sabe." Pam Brown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pirâmide da Aprendizagem

A "pirâmide da aprendizagem" foi criada por William Glasser para explicar como fazer as melhores escolhas na educação, tendo por base a teoria de Edgar Dale do "cone da experiência" ou "cone da aprendizagem". Originalmente, com o "Cone da experiência", Edgar Dale c pretendeu explicar, através de um modelo intuitivo, de que forma diferentes meios audiovisuais utilizados no ensino têm diferentes resultados na aprendizagem dos alunos. No fundo, estas representações (pirâmide ou cone) pretendem esquematizar a forma de retenção da informação pelo cérebro humano. Segundo William Glasser o professor / formador é um guia para o aluno e não um chefe. Assim, não se deve ensinar com base apenas na memorização, porque a maior parte dos alunos acabam por esquecer o que foi ensinado. Em vez disso, os alunos aprendem melhor fazendo. A pirâmide da aprendizagem é a seguinte: Em resumo o que nos ensina William Glasser, com esta pirâmide é que: Aprendemos

Ideias-chave para cuidar do meu Tempo

 Para cuidarmos bem do nosso Tempo, devemos ter em mente 3 ideias-chave. O primeiro passo para cuidarmos bem do nosso tempo e darmos mais atenção ao que mais gostamos de fazer é termos Consciência de como ocupamos o nosso tempo . Ou seja, analisar o que fazemos, o porquê de o fazermos e verificar se o que fazemos está alinhado com os nossos objectivos. O segundo passo é encontrar Estratégias no nosso dia-a-dia para que as nossas prioridades sejam realmente colocadas em primeiro lugar e estejam alinhadas com os nossos objectivos. Conseguimos isto, por exemplo, através da correcta utilização da nossa agenda, através da criação de listas de tarefas, onde escolhemos as 3 mais importantes de cada dia para serem realizadas em primeiro lugar. Sem esquecer de dividir grandes projectos em pequenas tarefas e de reservar algum tempo para nós mesmos para recarregarmos energias. Para auxiliar a implementação das estratégias devemos utilizar Ferramentas facilitadoras . Alguns exemplos de ferramenta

Princípios fundamentais para simplificar a Vida

 Há um livro que adoro reler para me relembrar como posso simplificar a minha vida e ser mais feliz. É o livro ""Como simplificar a sua vida - pequenos truques para grandes soluções", da Karen Levine. Esta autora diz que "É espantosa a quantidade de pessoas que gastam as suas energias a tentar ser felizes através de modos pré-definidos, em vez de tentarem descobrir o que realmente as faz felizes." Por este motivo, também repesquei o artigo que escrevi em Abril de 2019 sobre este livro, pois é sempre importante ter presente o que realmente queremos da vida e vivê-la dessa forma. A autora diz-nos que o segredo é descobrir qual o ideal de paraíso para cada um e simplificar e projectar a vida de modo a torná-la o mais parecida possível com essa ideia. Assim, ela sugere Sete Princípios Fundamentais para uma vida mais simples. Princípio 1 - Modere os seus padrões Se ainda vive a sua vida de modo a satisfazer apenas os outros (pai, mãe, marido, mulher ou seja quem for