Avançar para o conteúdo principal

Tele-trabalho: como garantir a sua eficácia

Hoje fala-se muito de tele-trabalho, mas, em Portugal, há, ainda, alguma resistência à sua implementação.
Afinal, o que é o tele-trabalho?
O tele-trabalho, também dito trabalho remoto, significa literalmente trabalho à distância. É uma forma de trabalho exercida à distância, de forma autónoma, utilizando equipamentos que asseguram que as tarefas sejam realizadas num local diferente das instalações da empresa.
Este conceito foi criado por Jack Nilles. Este autor defende que, hoje em dia, faz muito mais sentido ser o trabalho a ir ao encontro do trabalhador do que o contrário.
Apesar de haver riscos e oportunidades neste tipo de trabalho, Jack Nilles considera que as oportunidades são muito superiores aos riscos, sendo apenas necessário aproveitar essas oportunidades, definir um planeamento bem estruturado e desenvolver um tipo de gestão adequado a esta nova realidade, que passa pela confiança mútua, entre colaborador e chefia, e por uma comunicação regular e aberta.
Obviamente que nem todas as profissões permitem esta forma de trabalhar, mas nos casos em que tal é possível, há vantagens, quer para as empresas, quer para os colaboradores:
- poupança em deslocações e eliminação dos atrasos,
- menor absentismo e maior flexibilidade,
- maior produtividade e redução do stress, pela eliminação das interrupções constantes,
- redução dos custos de infraestruturas, pela menor necessidade de espaço físico,
- maior satisfação e retenção de talentos pela flexibilidade disponibilizada.
Contudo, para que tudo funcione, é necessário definir muito bem as regras entre colaborador e chefia:
- planear a mudança,
- tarefas a executar,
- prazos,
- definição de datas para reuniões / contactos regulares para fazerem pontos de situação e definirem ajustes ao plano inicialmente definido.
É também importante o colaborador estabelecer algumas regras para reduzir o risco de distracções:
- levantar-se num horário certo todos os dias,
- arranjar-se como se fosse sair para o trabalho (trabalhar de pijama não é a melhor opção),
- definir períodos de trabalho seguido sem interrupções para realizar tarefas domésticas,
- ter um local definido para trabalhar e ter todo o material necessário à mão.
Vamos lá tele-trabalhar!

Frase de hoje: "Todas as coisas são difíceis, antes de serem fáceis!" Thomas Fuller

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pirâmide da Aprendizagem

A "pirâmide da aprendizagem" foi criada por William Glasser para explicar como fazer as melhores escolhas na educação, tendo por base a teoria de Edgar Dale do "cone da experiência" ou "cone da aprendizagem". Originalmente, com o "Cone da experiência", Edgar Dale c pretendeu explicar, através de um modelo intuitivo, de que forma diferentes meios audiovisuais utilizados no ensino têm diferentes resultados na aprendizagem dos alunos. No fundo, estas representações (pirâmide ou cone) pretendem esquematizar a forma de retenção da informação pelo cérebro humano. Segundo William Glasser o professor / formador é um guia para o aluno e não um chefe. Assim, não se deve ensinar com base apenas na memorização, porque a maior parte dos alunos acabam por esquecer o que foi ensinado. Em vez disso, os alunos aprendem melhor fazendo. A pirâmide da aprendizagem é a seguinte: Em resumo o que nos ensina William Glasser, com esta pirâmide é que: Aprendemos...

História do Blog Os Dez Anões

A ideia deste blog surgiu, e este foi criado, em 2012, mas a sua utilização activa e regular só começou em 2017. o nome do Blog foi baseado na  história: "Os dez anõezinhos da Tia Verde-Água" que  li aos meus filhos quando eram mais pequenos. Na história a Tia Verde-Água ajuda uma vizinha a organizar a vida doméstica com o auxílio de 10 anõezinhos que ninguém consegue ver. Esses anõezinhos não eram mais do que os 10 dedos das mãos, que com os bons conselhos da Tia Verde-Água, facilitaram as tarefas do dia-a-dia. O logótipo foi criado a partir de um desenho que a minha avó fez para bordar em panos de cozinha. Foi redesenhado pela minha filha e depois estilizado para ficar mais moderno. Assim, este blog, é um local onde se juntam inúmeras dicas para organizar o dia-a-dia e conseguir tempo para o lazer. Neste blog tenho mostrado como destralho e organizo a minha casa, apresento ferramentas e utensílios úteis para simplificar a nossa vida, apresento as minhas formações, falo ...

Princípios fundamentais para simplificar a Vida

 Há um livro que adoro reler para me relembrar como posso simplificar a minha vida e ser mais feliz. É o livro ""Como simplificar a sua vida - pequenos truques para grandes soluções", da Karen Levine. Esta autora diz que "É espantosa a quantidade de pessoas que gastam as suas energias a tentar ser felizes através de modos pré-definidos, em vez de tentarem descobrir o que realmente as faz felizes." Por este motivo, também repesquei o artigo que escrevi em Abril de 2019 sobre este livro, pois é sempre importante ter presente o que realmente queremos da vida e vivê-la dessa forma. A autora diz-nos que o segredo é descobrir qual o ideal de paraíso para cada um e simplificar e projectar a vida de modo a torná-la o mais parecida possível com essa ideia. Assim, ela sugere Sete Princípios Fundamentais para uma vida mais simples. Princípio 1 - Modere os seus padrões Se ainda vive a sua vida de modo a satisfazer apenas os outros (pai, mãe, marido, mulher ou seja quem for...