O método GTD, criado pelo americano David Allen, pretende:
Ajudar as pessoas a eliminar o stress e a ansiedade no trabalho e em casa, para que se possam dedicar ao que mais gostam de fazer.
Este método ensina estratégias para ter mais energia, ser mais descontraído, fazer muito mais com menos esforço.
Para tal temos de estar disponíveis para utilizar algum tempo a organizar todos os nossos "assuntos".
O meu primeiro passo, como referido na publicação Organização da mesa de trabalho, foi arrumar a minha mesa de trabalho.
Mas como fazer para continuar a ter tudo arrumado e não esquecer as tarefas a realizar?
Uma dica muito importante, é a criação de um "Arquivo de coisas a fazer". Pode ser uma gaveta de arquivo ou uma pasta de argolas, com separadores mensais e em cada mês separadores diários.
No meu caso, optei por ter apenas um conjunto de separadores diários, que vou transferindo para o mês seguinte conforme vão passando os dias do mês corrente.
Os assuntos ou documentos a tratar em determinado dia do corrente mês, arquivo no separador correspondente. Assuntos a tratar em meses posteriores arquivo no separador desse mês.
A primeira coisa a fazer, no início de cada dia, é abrir a pasta, verificar o separador do dia e ver o que tem de ser feito.
No final do dia, devemos rever o que foi feito e, se ficou algo por executar, deve ser colocado no dia seguinte ou no dia que consideramos mais adequado.
O separador no cimo da pasta é sempre o separador do dia actual. Assim, no dia de hoje, 06 de Julho, tenho nesse mês os separadores do dia 06 de Julho até ao 31 de Julho e já tenho 5 separadores diários transferidos para o mês de Agosto.
Conforme vou tendo separadores diários no mês seguinte, vou arrumando as tarefas desse mês nos dias adequados. No fundo, temos sempre tarefas distribuídas pelos 30 dias seguintes.
O que colocar nesta pasta?
Podem ser lembretes físicos de coisas a a fazer, por exemplo, uma folha a dizer: "Agendar reunião com o Pedro sobre produto X". Estes lembretes ficam nesta pasta para não sobrecarregar a agenda com demasiadas anotações, que não têm uma hora exacta para serem realizadas.
Podem ser documentos concretos, por exemplo, facturas a pagar, folheto de um concerto cuja venda de bilhetes começa num determinado dia.
Podem ser coisas para fazer amanhã, ou daqui a uma semana ou daqui a uns meses.
O mais importante é este arquivo ser consultado e actualizado diariamente, para nos permitir estar mossempre prontos para entrar em acção.
Frase do dia: "Não cometemos erros, apenas aprendemos lições." Anne Wilson Schaef
Para tal temos de estar disponíveis para utilizar algum tempo a organizar todos os nossos "assuntos".
O meu primeiro passo, como referido na publicação Organização da mesa de trabalho, foi arrumar a minha mesa de trabalho.
Mas como fazer para continuar a ter tudo arrumado e não esquecer as tarefas a realizar?
Uma dica muito importante, é a criação de um "Arquivo de coisas a fazer". Pode ser uma gaveta de arquivo ou uma pasta de argolas, com separadores mensais e em cada mês separadores diários.
No meu caso, optei por ter apenas um conjunto de separadores diários, que vou transferindo para o mês seguinte conforme vão passando os dias do mês corrente.
Os assuntos ou documentos a tratar em determinado dia do corrente mês, arquivo no separador correspondente. Assuntos a tratar em meses posteriores arquivo no separador desse mês.
A primeira coisa a fazer, no início de cada dia, é abrir a pasta, verificar o separador do dia e ver o que tem de ser feito.
No final do dia, devemos rever o que foi feito e, se ficou algo por executar, deve ser colocado no dia seguinte ou no dia que consideramos mais adequado.
O separador no cimo da pasta é sempre o separador do dia actual. Assim, no dia de hoje, 06 de Julho, tenho nesse mês os separadores do dia 06 de Julho até ao 31 de Julho e já tenho 5 separadores diários transferidos para o mês de Agosto.
Conforme vou tendo separadores diários no mês seguinte, vou arrumando as tarefas desse mês nos dias adequados. No fundo, temos sempre tarefas distribuídas pelos 30 dias seguintes.
O que colocar nesta pasta?
Podem ser lembretes físicos de coisas a a fazer, por exemplo, uma folha a dizer: "Agendar reunião com o Pedro sobre produto X". Estes lembretes ficam nesta pasta para não sobrecarregar a agenda com demasiadas anotações, que não têm uma hora exacta para serem realizadas.
Podem ser documentos concretos, por exemplo, facturas a pagar, folheto de um concerto cuja venda de bilhetes começa num determinado dia.
Podem ser coisas para fazer amanhã, ou daqui a uma semana ou daqui a uns meses.
O mais importante é este arquivo ser consultado e actualizado diariamente, para nos permitir estar mossempre prontos para entrar em acção.
Frase do dia: "Não cometemos erros, apenas aprendemos lições." Anne Wilson Schaef
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